terça-feira, 25 de outubro de 2011

A obsessão ou Stop Motion 101

Hoje em dia tem muito lixo na internet. Aliás, no mundo. Então a gente tem que procurar bastante até encontrar algo de bom. E quando encontra é aconselhável guardar. Achei o corramary.com por acaso. No Google, talvez. E desde a primeira vez que li fiquei encantada. Foi esse post aqui que me conquistou!

A obsessão por pessoas, situações, objetos e etc é algo que tenho em comum com a autora do texto. E, desde junho, vez ou outra penso nesse assunto. Talvez fosse o caso de levar para a terapia, mas a única que realmente me incomoda é a das pessoas. Situações e objetos são obsessões até divertidas.

E para exemplificar as divertidas vou falar do stop motion.

Segundo a Wikipedia o stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha.      

Dois dias em cima da cama com dor nas costas, sem televisão, sem posição para ler e sem ânimo nenhum resultaram numa maratona de filmes. Dentre eles, uma animação. A criatividade para a escrita também não estava em alta. Assim, resolvi reler alguns textos do blog. Daí surgiu a ideia: fazer um stop motion com uma crônica. Ou um conto. Ou qualquer coisa. O importante era fazer o stop motion.

Depois de horas baixando tutoriais sobre o assunto e, principalmente, sobre como modelar os tais bonequinhos de massinha percebi que minha habilidade manual não seria suficiente para estrear com um blockbuster. É claro que eu queria fazer algo, no mínimo, similar ao Wallace & Gromit, A Fuga das Galinhas ou A Noiva Cadáver.

Baixei a bola. Procurei bonequinhos para venda. Não tem. Esqueletos? Também não. Ok, biscuit! Isso eu sei que vende. Na primeira pesquisa: não serve, resseca e quebra. Bom, passei os tutoriais para uma colega e encomendei as personagens. Fiz o roteiro em menos de meia-hora e resolvi me ocupar da parte divertida do filme: as fotos! Aí eu me garanto, pensei.

Peguei a versão trial de um programa estilo Stop Motion for Dummies. Mantive um mínimo de sanidade para não comprar o programa logo de cara. Peguei a câmera, o computador e o Nemo. É, o peixe! Nada mais fácil do que fazer um peixe se movimentar como se estivesse nadando, não é mesmo? Não. Absolutamente não! O meu peixe não nada, ele monta um touro mecânico.

Fiz o filme mais tosco que já vi em toda minha vida. Barbaridade, diria minha mãe. Tentei melhorar colocando uma música, mas não ficou grande coisa. Fiz um preenchimento no primeiro plano. Só não piorou porque a filmagem já estava muito ruim (isso está me lembrando o frango da janta).

O resultado final foi catastrófico. Estão curiosos? Vou colocar o vídeo aqui, mas depois não digam que não avisei. Não aceito reclamações!



P.S.: Amanhã compro cartolina e um caderno. Se não der certo com colagem, tento o desenho.
P.S.2: Passei mais 5 horas lendo manuais sobre animação. É ou não é obsessão?

P.S.3: Achei uma maçã no teclado. Fofo!

Nenhum comentário: