quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Kama Sutra

Visita  à repartição pública no horário de almoço. Tenso. Apenas metade dos funcionários trabalham. Aliás, um terço se eliminarmos aqueles que conversam ou jogam paciência no computador.

Senha M8446. No painel, M8312, guichê 72. Perspectiva de horas olhando o teto. A rádio que toca na minha cabeça ensaia os primeiros versos de uma música que ouvi no YouTube. Eu não tenho iPhone, eu não tenho iPod, eu não tenho iPad, aí fode!* Penso em comer o chocolate que habita a bolsa há alguns dias. Melhor não.

Vasculhando a bolsa encontro um livro. Kama Sutra. É melhor do que o teto. Acabo sendo envolvida pela leitura até que um b.e.m.** senta-se ao meu lado. Cara de perdido. Olha a senha. Olha o painel. Repete isso por três vezes.

São mais de 10 repartições atendendo em um mesmo local. O visor alterna as senhas. Uma pessoa grita o número quando o cidadão não sai esbaforido de sua cadeira. Deve ser para se certificar que aquele número (não é isso que somos?) não aguentou o suplício e desistiu.

O b.e.m. resolve, então, olhar pra mim com cara de cachorro embarcado. Fecho o livro escondendo a capa. Visto o sorriso número seis, faço o olhar 43 e explico o funcionamento do painel. Digo que demora. Muito. É minha segunda vez em dias subsequentes no local.

Ele agradece timidamente. Pega seus fones de ouvido. Tira umas folhas de papel da mochila. Volto à leitura. B.e.m., cantarolando algo que não consigo entender, espia o livro por cima do meu ombro. Tento descobrir o que ele lê também. Cânticos católicos!

Nossos olhares se encontram. Ele repete o movimento do olhar - feito antes com o painel - agora com a minha cara e o livro. Se detém por alguns segundos no meu rosto. Enquanto avalio se devo sorrir novamente, b.e.m. faz o sinal da cruz e muda de lugar. Senta-se do outro lado da sala de espera, acredito. Não consigo vê-lo de onde estou.

Eu mereço, né?

* Os Seminovos
** b.e.m. - belo espécime masculino

Um comentário:

Unknown disse...

hahaha! Muito boa a cena dele olhando você e o livro da mesma maneira que olhou o painel. rs